Seja para aproveitar batalhas de neve, noites aconchegantes junto à lareira ou atividades ao ar livre como patinação no gelo e snowboard, é fácil se animar com o inverno. No entanto, apesar das maravilhas dos meses frios, as mudanças climáticas podem causar ressecamento, irritação e sensação de pele repuxada. Para piorar, você pode perceber que sua rotina de cuidados com a pele não protege sua pele tão bem quanto antes, à medida que as temperaturas caem.
Felizmente, com alguns ajustes simples na sua rotina de cuidados com a pele, é possível mantê-la nutrida, macia e radiante durante toda a estação.
O Clima Frio e Sua Pele
A barreira da pele tende a refletir o nível de umidade do ambiente ao redor. O ar quente retém mais vapor de água do que o ar frio, o que ajuda a manter a pele hidratada. O ar frio, por outro lado, não é gentil com a pele, seja dentro ou fora de casa. O inverno traz baixa umidade, o que facilita a evaporação da umidade da pele, deixando-a seca e com coceira. Aqui está o que acontece com sua pele:
Hidratação
Quando exposta ao ar frio e seco, a pele se torna menos eficaz em reter a umidade. Isso aumenta a perda de água transepidérmica, fazendo com que a pele resseque rapidamente. Esse ressecamento pode continuar mesmo dentro de casa, onde aquecedores e lareiras agravam a barreira cutânea.
Os níveis de hidratação no rosto tendem a permanecer estáveis devido à maior produção de sebo, protegendo contra a perda de água. No entanto, áreas como antebraços, joelhos, cotovelos e mãos sofrem mais com o ressecamento. Um dos efeitos mais perceptíveis dessa perda de hidratação é a mudança na textura da pele, que pode se tornar áspera e descamada.
Rugas
O clima frio também pode agravar a aparência de rugas. Linhas finas e rugas tornam-se mais evidentes conforme a pele perde hidratação e volume. Estudos mostram que rugas podem se formar mais rapidamente quando a pele é exposta a condições frias e secas por longos períodos. Isso ocorre porque a elasticidade e firmeza da pele estão diretamente ligadas à sua hidratação.
Irritação e Vermelhidão
Pesquisas indicam que mudanças na temperatura da pele, seja pela exposição ao frio externo ou pela transição para ambientes aquecidos, podem causar vermelhidão, pois os capilares se dilatam e o fluxo sanguíneo aumenta. Esse efeito é mais evidente em áreas menos protegidas, como bochechas, mãos e nariz.
O frio pode piorar condições como eczema, levando a crises mais frequentes. Nesses casos, a barreira da pele já está comprometida e mais suscetível à irritação.
Share:
post do blog 5